CONFERÊNCIA SOBRE ECONOMIA NACIONAL

Plano Anual Actividades


CONFERÊNCIA SOBRE ECONOMIA NACIONAL



CONFERÊNCIA SOBRE ECONOMIA NACIONAL
Data : 21 Maio, 2015

Data : 2015-05-21
Os alunos do 11 º ano, do Curso de Ciências Socioeconómicas, no passado dia 21 de maio de 2015, organizaram e dinamizaram no Externato, para alunos do 9º ano e Secundário, uma conferência sobre “ Economia Nacional e a importância dos Recursos Humanos”. Para além dos alunos responsáveis, a conferência contou com a participação do Dr. Hugo Noronha, do Instituto de Estudo Superior de Fafe, que abordou de forma brilhante a importância dos Recursos Humanos, para a competitividade e produtividade das instituições.

Os alunos na primeira parte da conferência, abordaram dois temas da economia nacional, a evolução da balança comercial e a situação do desemprego. Com recursos a dados estatísticos oficiais, analisaram a real situação da economia portuguesa, no período entre 2005 e 2014. Com os números apresentados refletiram sobre a evolução positiva da nossa Balança Comercial e em contraponto analisaram a situação negativa sentida no emprego, onde os jovens são os mais penalizados no período da crise e da intervenção da Trioka.

Na segunda parte da conferência, o orador convidado, Dr. Hugo Noronha, fez uma apresentação sobre a importância dos recursos humanos para qualquer instituição, destacando o papel das lideranças e a importância da formação, quer ao nível da formação inicial, quer ao nível da formação ao longo da vida. Ao longo da sua exposição, foi sua preocupação, valorizar a importância do trabalho em equipa e a relação entre os seus membros e sua interação com os diferentes departamentos e chefias, pois só assim é possível criar e desenvolver projetos e ao mesmo tempo criar riqueza nas organizações e felicidade no trabalho.

No espaço de diálogo, foi possível atestar que os alunos ficaram sensibilizados para estas realidades da vida empresarial e institucional, a que acresce registar a satisfação do orador pelo convite feito, revelando-se disponível para outras iniciativas do Externato.

Na avaliação ao trabalho desenvolvido e tendo em conta os comentários e apreciações gerais, este foi considerado como excelente e de grande importância para o futuro.



Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h