Sabes quem é?


Sabes quem foi Jacques Cousteau?



Sabes quem foi Jacques Cousteau?
Data : 5 Novembro, 2018

Há um antes e um depois de Jacques-Yves Cousteau quando falamos de OCEANOS.

Foi este comandante, explorador, inventor e documentarista francês que, a bordo do seu mítico Calypso – um antigo barco da Segunda Guerra Mundial que ele comprou e converteu em navio oceanográfico -, deu a conhecer a todos nós a riqueza até aí desconhecida dos nossos mares e oceanos.

Jacques-Yves Cousteau, nascido a 11 de junho de 1910 em Saint-André-de-Cubzac, cresceu em Paris, onde frequentou a escola, distinguindo-se sobretudo por se mostrar frequentemente desatento e desinteressado. Porém, as aulas de natação, produziram largo efeito e o jovem Jacques decidiu rumar, aos 20 anos, à Escola Naval, em Brest, onde se graduou três anos mais tarde, como artilheiro, passando a integrar a marinha francesa.

Um dia, em 1936, surgiu um momento que havia de mudar a sua vida: perto do porto de Toulon, foi nadar no mar e alguém lhe emprestou uns óculos para ver debaixo de água. O então jovem oficial da marinha francesa ficou tão maravilhado com aquela paisagem subaquática, até aí quase desconhecida, que não descansou enquanto não inventou um fato de mergulho que lhe permitisse ficar durante algum tempo debaixo de água.

Conseguiu-o em 1943, em colaboração com o engenheiro francês Émile Gagnan, e batizou o seu invento de aqua lung. Nesse mesmo ano, mergulhou até aos 20 metros de profundidade e a partir daí ninguém mais o parou.

A bordo do Calypso, a partir de 1950, percorreu com a sua equipa todos os mares do mundo, mergulhando e registando imagens das profundezas oceânicas até aí desconhecidas.

E então? Já conhecia este grande navegador?
Para a semana há mais!




Partilhar

Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h