Sabes quem é?


Sabes quem foi Steve Jobs?



Sabes quem foi Steve Jobs?
Data : 11 Dezembro, 2018

A figura desta semana dispensa apresentações tamanho foi o seu contributo para a evolução da tecnologia, sendo inclusivamente considerado por muitos como um dos maiores visionários do último século. Foi o responsável pela criação e introdução no mercado de produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad que acabara por mudar o Mundo tecnológico, direta ou indiretamente, levando aqueles que não “gostam” destes produtos a evoluírem e criarem alternativas viáveis a este.

Este empreendedor criou aos longo da sua vida empresas como a Apple, Next e Pixar, tendo a gigante Apple, imagine-se, nascido numa garagem na Califórnia, onde estes produziram e batizaram o Apple I. Porém, o verdadeiro sucesso comercial só foi alcançado com o lançamento do Apple II que consolidou a empresa como uma das mais respeitadas no ramo de tecnologia.

Steve Job e sua equipa de engenheiros da Apple foram os responsáveis por apresentarem a interface gráfica dos computadores pessoais aos utilizadores finais: a tecnologia foi desenvolvida pela Xerox e utilizada pela Apple nos computadores pessoais, tendo-se tornado depois numa das maiores desavenças entre Steve Jobs e Bill Gates, sendo que o primeiro acusava o segundo de ter roubado a ideia e a ter incorporado na sua linha de softwares. A carreira de Steve Jobs dentro da Apple foi interrompida na década de 80 quando a direção da empresa o afastou do cargo que ocupara até então.

Chateado, Steve Jobs saiu da Apple e criou a Next, uma empresa que desenvolvia computadores para o setor da educação e administração. Durante este período Jobs também comprou a Pixar, até então de George Lucas, e transformou a empresa num dos maiores estúdios de animação digital do mundo, ganhando diversos prémios, tendo sido o filme Toy Story o primeiro grande sucesso da empresa – quem sabia disto?!

Já na década de 90, Steve Jobs voltou a Apple e promoveu uma revolução dentro da empresa que estava quase na falência – a visão era a de implementar uma política industrial que valoriza a inovação e o design de seus produtos. Jobs transformou o mercado introduzindo produtos icónicos como o iPhone, iPad e criou novos mercados como o de vendas de música online através da iTunes Store.

Era uma figura controversa mas sempre muito respeitado pelos seus pares, sempre lembrado como um grande pensador! Um de seus discursos mais famosos aconteceu na universidade de Stanford,em 2005, e pode ser visto online no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=45xrq0wpqv4).

A sua biografia foi lançada após sua morte (devido a um cancro no pâncreas) , já 2011. Nos anos seguintes foram vários os filmes sobre a vida e história a ser lançados abordando vários aspetos da sua carreira e vida pessoal. Foi, sem dúvida, um visionário empreender que merece o respeito de todos nós!




Partilhar

Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h