Sabes quem é?


Sabes como surgiu o Pai Natal?



Sabes como surgiu o Pai Natal?
Data : 19 Dezembro, 2018

Todos o conhecemos como o velhinho ancião de fato vermelho e barbas brancas que supostamente, na véspera de Natal, desce a todas as chaminés para entregar prendas às crianças bem-comportadas.

Mas como surgiu esta figura da qual todos gostamos?

A história mais antiga desta icónica personagem é inspirada em São Nicolau, bispo do séc. III e IV, conhecido por salvar marinheiros das tempestades,defender crianças e, acima de tudo, por oferecer grandes presentes aos mais pobres. Pensa-se que este nasceu na cidade de Mira, na atual Turquia e que se encontra sepultado na cidade italiana de Bari, tendo a sua fisionomia semelhanças com esta imagem que conhecemos hoje do “velhinho” Pai Natal.

Porém, há outra hipótese, esta mais presente no imaginário infantil e na vida de todos nós, que nos dá conta que o Pai Natal nasceu na Lapónia, na Escandinávia, associando-o a um velhinho simpático com longas barbas brancas, que se deslocava num trenó puxado por renas, um transporte tradicional por terras Escandinavas, e que distribuía prendas pelos mais desfavorecidos com a ajuda dos seus amigos duendes.

Todos nós o conhecemos por Pai Natal, pois adotamos a tradução da expressão francesa “Pére Noel”. Já no Brasil o toque que lhe deram é ligeiramente diferente: “Papai Noel”. Muitos de nós também o conhecemos por Santa Claus, nome que advém da tradução de São Nicolau na tradicional linguagem Germânica e Anglo-Saxónica.

O importante, no final, é que independentemente do que lhe chamemos, o Pai Natal será sempre uma figura incontornável nesta época do Ano pelo que representa: esperança, harmonia e partilha!

OH-OH-OH, Votos de um Feliz Natal a todos!

 




Partilhar

Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h