Sabes quem é?


Sabes quem é J.K. Rowling?



Sabes quem é J.K. Rowling?
Data : 30 Dezembro, 2018

Quando lemos o nome de J.K. Rowling o primeiro nome que nos virá à cabeça será “Harry Potter”. J.K. Rowling é a autora da série bestseller Harry Potter, constituída por sete volumes publicados entre 1997 e 2007, a qual já vendeu mais de 500 milhões de exemplares em todo o mundo e deu origem a oito grandes produções cinematográficas – aqui lembramos que estas fantásticas obras foram “pensadas” em Portugal, e inspiradas em grande parte na magia da fantástica Livraria Lello, uma livraria no centro do Porto com mais de 100 anos de história.

A aclamada escritora nasceu em Inglaterra e foi lá que, aos 6 anos, influenciada pela boa educação que tivera e tendo sido habituada a ler, escreveu o seu primeiro livro de ficção, chamava-se ”A história de um coelho chamado coelho”.

Mais tarde, foi para França onde estudou Línguas Clássicas e Literatura Francesa na Universidade de Exter durante um ano. Depois de concluir os estudos, decidiu voltar a Inglaterra para trabalhar como investigadora na Amnistia Internacional, em Londres.

Durante uma viagem a Manchester e King’s Cross a escritora começou a escrever o Harry Potter, um livro que segundo ela “simplesmente entrou na minha cabeça inteiramente formado”.

No ano de 1991 veio morar para Portugal, deixando o seu cargo enquanto investigadora, e começando a dar aulas de Inglês, mas claro, sem nunca deixar de lado a sua trajetória literária.

Durante o período que esteve por terras lusas foi casada com o português, Jorge Arantes, e juntos tiveram uma filha, mas o casamento acabou por não durar muito anos, regressando a escritora a Inglaterra onde lançou o primeiro livro da série chamado “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. No ano de 2001 voltou a casar desta vez com Neil Michael, com quem teve dois filhos.
A escritora foi ainda protagonista de mais 6 livros desta série, que em 2012 já tinha os livros traduzidos em 73 idiomas e vendido mais 500 milhões de exemplares, na sua maioria para crianças e adolescentes, mas há também uma enorme legião de seguidores da idade adulta – o Harry Potter e a sua fantasia são intemporais.

J.K. Rowling recebeu vários prémios, entre eles, “A Ordem do Império Britânico“, em 2001, o “Príncipe de Astúrias para a Concórdia“, no ano de 2003 em Espanha, “The Edimburgh Award“ em 2008, título de “Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra“ no ano de 2009, em França e foi eleita como uma das 300 mulheres que mudaram o mundo pela Enciclopédia Britânica.




Partilhar

Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h