Sabes quem é?


Sabes quem foi Galileu Galilei?



Sabes quem foi Galileu Galilei?
Data : 28 Janeiro, 2019

Considerado um dos fundadores da Ciência Moderna e Pai da Física Matemática, Galileu Galilei, foi um importante astrónomo e matemático.

Nasceu no dia 15 de fevereiro em 1564 na cidade de Pisa, em Itália, e com 10 anos foi estudar para o Mosteiro de Santa Maria de Vallombrosa, destacando-se desde logo como um aluno exemplar. Em 1581, o seu pai matriculou-o como estudante de medicina na Universidade de Pisa, curso esse que mais tarde abandonou contra a vontade do pai para estudar aquilo que realmente o fascinava: matemática, astronomia e física.

Desde cedo, Galileu interessou-se pelos fenómenos astronómicos e pelos cálculos matemáticos, o que o levou a tornar-se num dos mais importantes cientistas do Século XVI. As suas teorias como a Lei do Movimentos dos Corpos (princípio da inércia, dinâmica, ação e reação) e a Lei da Gravitação Universal são exemplos que serviram de inspiração e apoio a outros cientistas.

Galileu Galilei era defensor do Heliocentrismo: este acreditava que a terra não estava no centro do universo opondo-se assim à teoria de geocentrismo (que então vigorava).

Outro dos factos importantes sobre este cientista aconteceu quando Galileu tomou conhecimento que existia um instrumento que permitia medir objetos a longas distâncias (inventado por Hans Lippershey ((1570-1619) e então apelidado de “luneta”) teve a iniciativa de construir um também para si, dando então origem aquele que se pensa (não é garantido) ter sido o primeiro telescópio, o que lhe permitiu fazer muitas observações de corpos celestes e dar um incrível contributo à ciência e astronomia.
Em 1588, foi convidado para ser professor de Matemática na Universidade de Pisa e quatro anos mais tarde Professor Catedrático de Matemática na Universidade de Pádua, onde permaneceu durante 18 anos.

Com o objetivo de aprofundar os seus estudos e divulgar as suas ideias viajou por Veneza, Roma e Florença. Contudo, as suas ideias nem sempre foram bem aceites e foi considerado pelo Tribunal da Santa Inquisição um herege, sendo perseguido pela Igreja Católica que o obrigou a negar as suas teorias.
Foi então condenado a prisão domiciliar para o resto da vida, acabando por morrer cego na cidade de Florença, no dia 8 de janeiro de 1642.




Partilhar

Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h