Sabes quem é?


Sabes quem foi Isaac Newton?



Sabes quem foi Isaac Newton?
Data : 7 Fevereiro, 2019

Isaac Newton é considerado por muitos como uma das personalidades mais influentes na história da humanidade.
Nasceu no dia 4 de janeiro de 1643 em Woolsthorpe – Inglaterra e aos 18 anos entrou no Trinity College, na Universidade de Cambridge, onde esteve durante 4 anos licenciando-se em Artes, em 1665. Durante o período da faculdade tornou-se muito amigo do Professor Isaac Barrow que o incentivou a desenvolver aptidões matemáticas.
Na sequência de uma epidemia que invadiu Inglaterra entre 1665 e 1667 e que matou quase um décimo da população, a Universidade fechou e Newton teve que regressar a casa.
Durante esse período o cientista fez as descobertas mais importantes, chamando-lhe “anos admiráveis”: descobriu a lei fundamental da gravidade, imaginou as leis básica da Mecânica e aplicou-as aos corpos celestes, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral e ainda estabeleceu os alicerces necessários para grandes descobertas óticas.
Em 1667, quando acabou a epidemia a Universidade reabriu e o cientista voltou para ser professor, passados dois anos, em 1669, foi promovido a Professor Catedrático de Matemática, sucedendo ao seu mestre Isaac Barrow.
Foi eleito em 1672 para a Royal Society e representou a Universidade de Cambridge no Parlamento por duas vezes, de 1689 a 1690 e 1701. Outro cargo de destaque que ocupara foi o de diretor da Casa da Moeda, conseguindo reerguer o crédito nacional.
Acabou por falecer no dia 31 de março de 1727, em Londres e teve um funeral digno de um “Deus da Matemática”, tendo seis nobres membros do Parlamento inglês carregado o seu caixão até à Abadia de Westminster, onde está até aos dias de hoje.
Para homenagear Isaac Newton foi construída uma estátua a dizer: “Ultrapassou os humanos pelo poder do seu pensamento”.




Partilhar

Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h