Sabes quem é?


SABES QUEM FOI CHARLES DARWIN?



SABES QUEM FOI CHARLES DARWIN?
Data : 27 Março, 2019

Charles Darwin nasceu a 12 de fevereiro de 1809 em Shrewsbury, na Inglaterra. O seu pai, Dr. Robert Darwin, foi um físico proeminente da época e Susannah, a mão, morreu quando Charles Darwin tinha oito anos. Ao longo da sua vida Darwin nunca foi um bom observador de pessoas mas sim um excelente observador de objectos e animais.

Charles não foi um aluno brilhante uma vez que não tinha interesse nas matérias que lhe ensinavam na escola. Estava destinado a viver da fortuna da família, mas o seu pai convenceu-o a optar por uma profissão. Em 1825 Charles Darwin foi estudar medicina mas, dois anos mais tarde, desistiu para entrar no curso de direito na Universidade de Cambridge onde se formou em 1831. O professor Henslow falou-lhe de um navio que ia partir para uma viagem à volta do mundo numa missão de investigação e, assim, a 27 de dezembro de 1831Charles Darwin partiu numa expedição que iria durar cinco anos e que se iria tornar um marco da história da ciência.

Darwin experimentou e aprendeu vários aspectos da biologia e da vida durante a sua permanência no navio, mas só quando chegou ao Arquipélago dos Galapagos é que realmente se fez luz para si. Foi lá que descobriu que existiam inúmeras diferenças e semelhanças entre os animais das diversas ilhas e do continente. Recolheu exemplares e conduziu diversas experiências para análise e estudos futuros.

Em 1836 Darwin regressou a Inglaterra onde casou com Emma Wedgwood a 1837. O casal instalou-se então na cidade de Downe, onde passou o resto da sua vida a escrever livros, a estudar, a conduzir experiências e a corresponder-se com outros cientistas. Morreu a 19 de abril de 1882.

No decurso do seu trabalho Charles Darwin desenvolveu diversas teorias e ideias controversas. É dele a frase “Na maior parte dos casos, não há dois organismos da mesma espécie que sejam semelhantes”. É ele também o autor das ideias da selecção natural e da sobrevivência do mais apto. Isto significa, para Darwin, que a Terra não sustenta todo e qualquer indivíduo, mas que apenas aqueles que se adaptam e vencem a competição por comida e abrigoestão aptos para sobreviver. Darwin expressou esta e outras descobertas da sua viagem no seu livro “On the Origins of Species by Means of Natural Selection”, em 1859.




Partilhar

Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h