Sabes quem é?


SABES QUEM FOI NIKOLA TESLA?



SABES QUEM FOI NIKOLA TESLA?
Data : 24 Junho, 2019

Nikola Tesla nasceu na aldeia de Smiljan durante o Império Austro-húngaro, na atual Croácia, no dia 10 de julho de 1856. Filho de um sacerdote ortodoxo, desde pequeno, foi treinado pelo seu pai para desenvolver a memória e o raciocínio. A mãe de Nikola era descendente de uma família de inventores. Durante a sua infância dizia que via flashes de luz que apareciam em frente aos seus olhos. Em 1873 iniciou o estudo de Engenharia Elétrica, no Instituto Politécnico de Graz, na Áustria, onde estudou principalmente física e matemática. Mais tarde, em 1880, formou-se na Universidade de Praga e, em 1881, entrou para a companhia telefónica de Budapeste, onde começou o seu percurso profissional como engenheiro elétrico.

Em 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental da física e da base de todos os dispositivos que usam correntes alternadas. Nesse mesmo ano, trabalhou na Companhia Continental Edison, em Paris. Dois anos depois, foi convidado a trabalhar na empresa de Thomas Edison (1847-1931) em Nova Iorque. As divergências de opinião entre Tesla e Thomas Edison, sobre corrente contínua, foram o motivo do desentendimento entre eles. Tesla tinha criado ferramentas para tornar viável o uso da corrente alternada, uma forma eficiente de transmitir energia a grandes distâncias, mas perigoso em caso de acidente. Edison, que baseava as suas tecnologias na corrente contínua, era contra a “corrente assassina de Tesla”. A corrente alternada de Tesla é a que hoje corre nos fios de alta tensão do planeta.

As pesquisas e descobertas de Tesla têm grande importância para a eletrotécnica e a radioeletricidade. No total, Nikola Tesla registou cerca de 40 patentes nos Estados Unidos e mais de 700 no mundo todo. As suas invenções estiveram focadas na utilização da eletricidade e magnetismo, entre eles: a lâmpada fluorescente, o motor de indução (utilizado em indústrias e em vários eletrodomésticos), o controlo remoto, a Bobina Tesla, transmissão via rádio, o sistema de ignição utilizado nas corridas de carros, a corrente alternativa etc. Foi por meio de novos equipamentos concebidos por Tesla que se estabeleceu o sistema de geração e aproveitamento de energia das quedas do Niágara.

Entre as estranhas invenções de Nikola Tesla está uma máquina de terremotos; o seu plano era transmitir eletricidade pela crosta terrestre, de forma a que em qualquer lugar do planeta se pudesse ligar uma lâmpada enfiando-a simplesmente na terra. Tesla acabou por ir à falência quando queimou a usina elétrica, o que o obrigou a pagar uma grande indemnização.

Em 1894 Nikola Tesla recebeu o título Honoris Causa pela Universidade da Colômbia e a medalha Elliot Cresson pelo Instituto Franklin. Em 1912, Tesla recusou-se a dividir o Prémio Nobel da Física com Edison, o qual acabou por ser entregue a outro inventor. Em 1934, a cidade da Filadélfia concedeu-lhe a medalha John Scott pelo seu sistema de energia polifásico. Nikola era membro honorário da Associação Nacional de Luz Elétrica e membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Durante muitos anos o hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque, foi a residência de Nikola, quando ele estava no auge do poder financeiro e intelectual. Durante os últimos dez anos de vida residiu  no New Yorker Hotel, onde faleceu no dia 7 de janeiro de 1943.




Partilhar

Ligue-nos agora sem compromisso
Segunda a sexta das 8h30 - 18h