Avançar para o conteúdo

Semana da Leitura 2025

Reproduzir vídeo

O Externato Senhora do Carmo dá início à Semana da Leitura de 2025. O tema escolhido comemora a cultura, a literatura e a identidade de um país.
Ao longo desta semana, as atividades terão como tema não são os 500 anos, mas a sua imortalidade.

Reproduzir vídeo

O primeiro dia da Semana da Leitura dividiu-se em 3 momentos particularmente interessantes e enriquecedores.

Primeiramente, a Sessão de Abertura contou com a análise, feita pelos alunos, em contexto de sala de aula, do vídeo “Viagem Camoniana”.

Num segundo momento, os alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos, no âmbito da disciplina de Português e Filosofia, realizaram a Semi-Final do Torneio de Retórica e Argumentação.

Por fim, as turmas do 1º e 6º anos prepararam uma surpresa aos restantes alunos do 1.º e 2.º Ciclo, com a declamação de poemas. O Workshop de Leitura teve a dinamização da Patricia, a quem agradecemos, que além de ensaiar os nossos alunos, ainda preparou um aula aberta de leitura em voz alta. Um tema importante, que une a leitura e dicção.

O segundo dia da Semana da Leitura começou com um evento direcionado ao 3.º Ciclo e Ensino Secundário:“Literacia Financeira: Poupança e Segurança”.

Um momento que reuniu a leitura à economia e contou com a participação do Dr.º Ricardo Faria, Diretor Comercial do Crédito Agrícola e dos alunos do 11.º ano Francisco Faria e Rúben, do curso de economia. O Dr.º Ricardo além de pai do Francisco, chegou ao Externato Senhora do Carmo através da Associação Portuguesa de Bancos. A manhã começou com uma breve apresentação do tema e de alguns conceitos básicos, feita pelos nossos alunos, e terminou com alguns conselhos e desafios propostos pelo convidado.

O dia terminou com a partilha de histórias: “Viagens Literárias… Histórias que nos Unem”, uma atividade realizada pelos alunos do 1.º Ciclo. O 1.º ano declamou um poema com entusiasmo e dedicação. O 2.º ano representou com profissionalismo e voou até ao espaço, para salvar os livros. O 3.º ano aprendeu e ensinou que as diferenças nos tornam únicos e especiais. O 4.º contou a história que os unia, através das palavras, da música e da dança. A criatividade e a leitura foram essenciais para que os alunos brilhassem na tarde de hoje.

Parabéns a todos, pela dedicação e entusiasmo que colocaram nas atividades.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

No terceiro dia da Semana da Leitura viajamos até ao Porto e os protagonistas da exposição foram os mais pequeninos.

“Ulisses” de Maria Alberta Menéres faz parte do Plano Nacional de Leitura. Por isso, a turma do 6.º ano, no âmbito da disciplina de Português e em sintonia com a Semana da Leitura, que além de festejar os 500 anos de Luís Vaz de Camões, visa promover a leitura, foi ao Teatro Sá da Bandeira assistir à peça “Ulisses”.

Ao longo da tarde, abrimos as portas à Exposição “Marcadores de Livros de Camões”, realizada pelos meninos da Creche e do Pré-Escolar. Os primeiros a chegar foram os autores das obras de arte, mas deixamos o convite a toda a comunidade escolar.

A Semana da Leitura significa talento.📚

Hoje, os alunos da turma do 9.º ano presentearam toda a comunidade escolar com uma peça de teatro digna de cartaz. Os alunos foram verdadeiros atores, merecedores de um Óscar. “Auto da Barca do Inferno” adaptada ao Séc. XXI, foi uma peça realizada e orientada no âmbito da disciplina de Português em articulação com Artes e Tecnologias.

Ao longo da tarde, os protagonistas foram os alunos do 3.º ano: “Pequenos Contadores, Grandes ouvintes: Histórias que aproximam”. A turma preparou o momento do conto criativo e original para as salas dos 3 e 4 anos.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

O último dia da Semana da Leitura começou com uma Sessão de Encerramento, onde os alunos assistiram um vídeo sobre a Imortalidade do Autor.
Esta reflexão representa o culminar de uma semana de pesquisa, atividades e exposições sobre os “500 anos de Luís Vaz de Camões”.

Os alunos do 1.º Ciclo visitaram a Biblioteca de Almeida Garrett, no Porto, e assistiram à declamação de alguns poemas.
No Externato Senhora do Carmo, as crianças da Creche e do Pré-Escolar receberam a autora Raquel Queirós Pinto que apresentou o livro “Abraça as Emoções”.

Terminamos a Semana da Leitura com a sensação de dever cumprido.
Questionamos, refletimos, viajamos no tempo e conhecemos o talento dos nossos alunos e dos professores que os acompanham.
Envolvemos toda a comunidade escolar e esprememos o sumo do conhecimento, até à última gota, das gerações que fazem parte do Externato Senhora do Carmo.
As decorações foram chegando da casa de todos e construímos uma entrada que respira a história de um país, acima de tudo, de um autor que escreveu sobre Portugal.
 
“500 anos de Luís Vaz de Camões” o tema dos temas e o poeta dos poetas.
 

Este é o Camões que habita em nós!

Reproduzir vídeo

Veja as fotografias de todas as atividades nas páginas das nossas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *