Ensino Profissional
DESCRIÇÃO GERAL:
O Técnico de Cozinha-Pastelaria é o profissional que, no domínio das normas de higiene e segurança alimentar, planifica e dirige os trabalhos de cozinha, colabora na estruturação de ementas, bem como prepara e confeciona refeições num enquadramento de especialidade, nomeadamente gastronomia regional portuguesa e internacional.
ATIVIDADES:
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
- armazenar e assegurar o estado de conservação das matérias-primas utilizadas no serviço;
- preparar o serviço de cozinha para a confeção das refeições;
- assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios, verificando existências e controlando o seu estado de conservação;
- preparar/confecionar fundos, molhos e guarnições;
- preparar, confecionar e empratar entradas, sopas, pratos de carne, de peixe e mariscos,
- de legumes e outros alimentos e sobremesas, quer regionais quer internacionais;
- articular com o serviço de mesa a fim de satisfazer os pedidos de refeições e serviços
- especiais;
- pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha e pastelaria;
- implementar as normas de autocontrolo e HACCP;
- gerir e controlar os custos de produção;
- colaborar na elaboração de cartas e ementas.
SAÍDAS PROFISSIONAIS:
Após a conclusão do curso o aluno estará apto e qualificado para exercer a atividade de Técnico de Restauração em:
- Unidades hoteleiras;
- Restaurantes;
- Cruzeiros;
- Pastelarias;
- Empresas de eventos e catering;
- Cantinas escolares ou hospitalares;
- Fábricas de panificação;
DURAÇÃO:
3 anos
CERTIFICAÇÃO:
Diploma do Ensino Secundário – 12º ano + Certificado de Qualificação Profissional – Nível 4
DESCRIÇÃO GERAL:
O Técnico de Restaurante/Bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança e higiene alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.
ATIVIDADES:
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
- verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante e bar;
- efetuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do serviço de mesa, de acordo com as características do serviço a executar;
- assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do restaurante, bar e cave do dia;
- obter informações relativas ao serviço de mesa a efetuar;
- acolher e atender os clientes, efetuando o serviço de entradas, pratos principais, sobremesas e outros alimentos e o serviço de aperitivos, águas, vinhos, cafés e outras bebidas em colaboração com as outras secções;
- efetuar o serviço de bar, atendendo clientes à mesa e ao balcão e servindo bebidas simples ou compostas e pequenas refeições;
- efetuar a faturação do serviço prestado;
- efetuar o serviço de mesa e bar em situações especiais:
- estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar;
- executar os diferentes serviços de cafetaria, copa, mesa (à inglesa, à francesa, à americana e à russa) e bar (direto, indireto e misto)
- atender grupos em serviços de buffet, banquetes, cocktails, farewell parties, portos de honra, etc.
- preparar e executar o serviço de vinhos;
- preparar e executar o serviço de cozinha de sala (flamejar, trincar, descascar, entre outros.);
- colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
- prestar informações e sugestões de carácter turístico sobre a localidade, a região, a composição e métodos de confeção das diversas iguarias e sobre as bebidas;
- atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional;
- implementar normas de autocontrolo e HACCP;
- pesquisar novas técnicas e tendências de mesa e bar.
SAÍDAS PROFISSIONAIS:
Após a conclusão do curso o aluno estará apto e qualificado para exercer a atividade de Técnico de Restauração, Diretor de Restauração ou Chefe de Sala em:
- Unidades hoteleiras;
- Restaurantes;
- Bares;
- Cruzeiros;
- Cafetarias;
- Pastelarias;
- Empresas de eventos e catering.
DURAÇÃO:
3 anos
CERTIFICAÇÃO:
Diploma do Ensino Secundário – 12º ano + Certificado de Qualificação Profissional – Nível 4
DESCRIÇÃO GERAL:
O Técnico de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.
ATIVIDADES:
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
- prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
- organizar e acompanhar programas de animação;
- organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
- proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;
- executar serviços em agências de viagens:
- apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
- transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
- efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
- proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
- organizar processos individuais de clientes, efetuar transfers de chegada e partida;
- prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
- realizar programas de viagens, conferências, etc.;
- organizar eventos e programas para grupos especiais;
- proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
- organizar o arquivo da agência de viagens;
- Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas:
- efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
- prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
- vender produtos e serviços turísticos;
- efetuar as operações de reservas;
- prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
- prestar assistência ao cliente;
- realizar o atendimento e a receção do cliente.
SAÍDAS PROFISSIONAIS:
- Agências de viagens;
- Operadores Turísticos;
- Hotelaria;
- Outras atividades públicas ou privadas ligadas à atividade turística.
DURAÇÃO:
3 anos
CERTIFICAÇÃO:
Diploma do Ensino Secundário – 12º ano + Certificado de Qualificação Profissional – Nível 4