Outubro: Mês da Saúde Mental
“A Natureza que nos Ensina a Ser ” foi o mote de inspiração para o mês de outubro. Um mês dedicado à Saúde Mental entre as crianças, jovens e adolescente.
O Externato Senhora do Carmo irá desenvolver um conjunto de iniciativas dedicadas à promoção da saúde mental, um projeto que se insere no tema escolhido para nos guiar ao longo do ano letivo 2025/2026: “A Natureza que nos Ensina a Ser”.
A turma do 11.º ano protagonizará uma série de atividades, que visam valorizar o equilíbrio emocional e o bem-estar de toda a comunidade educativa, promovendo momentos de reflexão, partilha e autoconhecimento.
Numa fase inicial, decidiram decorar o hall de entrada do colégio com a “Galeria das Emoções“, uma exposição intimista, onde cada aluno partilhou fotografias do seu quotidiano e lhe atribuiu emoções. Este exercício de arte e sensibilidade consegue captar a autenticidade e convida a comunidade educativa a ter um olhar atento sobre si e a reconhecer a importância das emoções nas atividades do dia-a-dia.
A turma do 11º ano disponibilizou ainda uma página digital onde podem encontrar dicas, exercícios e conteúdos relacionados com a saúde mental. Neste documento podem encontrar receitas para a mente, técnicas de autocuidado e curiosidades.
O Calendário de Outubro incluiu ainda várias iniciativas, como por exemplo, a palestra da antiga aluna Inês Ribeiro, atualmente Médica em formação, na área da psiquiatria na infância e adolescência e a partilha de vídeos de sensibilização: “Nem Sempre Está Tudo Bem – Mas Não Tens de Estar Sozinho“; “A minha Voz interior” e o “Top 5 Emoções“.
Ao longo das próximas semanas, teremos ainda a participação de outras turmas que se mostraram sensíveis ao tema e querem acrescentar diferentes perspectivas e contributos.
Como este projeto, o Externato Senhora do Carmo reforça o seu compromisso com a educação integral, onde o desenvolvimento emocional e humano caminha lado a lado com o sucesso académico.
Este é o 1.º vídeo sobre o tema, um desafio que tem como objetivo alertar toda a comunidade escolar.
O alerta veio dos alunos, personagens principais do Externato Senhora do Carmo, uma vez que é neles que pensamos quando apostamos numa educação integral.
Autores, atores, realizadores e músicos, a turma do 11.º ano foi tudo isto. Dividiram-se e colheram a arte de cada um dos alunos: uns escreveram o guião do vídeo, outros orientaram as gravações e, por fim, uma das alunas compôs e tocou todo o instrumental que enriquece o vídeo.
Parabéns a todos!
Que possamos estar atentos a nós mesmos e presentes uns para os outros!
Cuidar é um gesto de amor e humanidade!
A minha voz interior” ou “Cartas a mim mesmo” é o título de um projeto que se quis intimista, mas que se tornou mais que isso.
São palavras escritas à mão, por alunos da turma de 11.º ano, cujos sentimentos estão à flor da pele, exprimir-los é difícil e falar deles em voz alta é raro.
Aqui estão eles a enfrentar as luzes dos holofotes. 4 adolescentes sem filtros, sem rosto, só palavras e a simplicidade e intensidade que cada sentimento carrega. Esta é a explicação deles e de tantos outros jovens que se sentem tristes, gratos ou nostálgicos.
A música que se fez acompanhar é a voz de uma outra aluna, cujas palavras se exprimem em pautas musicais e os gritos são melodias inspiradoras.
Parabéns a todos,
Sois o exemplo de reflexão, cuidado e atenção.
Refletir, questionar, avaliar e compreender aquilo que nos rodeia é fundamental para a perceção e o desenvolvimento de opinião.
A Beatriz chegou ao Externato no ano letivo anterior e já formou a sua opinião sobre nós.
O texto que nos trouxe não foi só sobre saúde mental, mas sim sobre todos os fatores que moldam e constroem um Ser Humano São.
Os alunos da turma do 11º ano decidiram debruçar-se no “Top 5 das Emoções” e discutir as vantagens e as desvantagens de cada uma de forma simples, clara e pessoal.
“A verdade é que não há emoções mais ou menos importantes, erradas ou certas. Todas contam e fazem parte da nossa história.”
Por isso, para si qual é o Top 5 das Emoções?
O mês de Outubro levantou questões fundamentais para o crescimento e formação integral dos alunos. A turma do 11.º ano promoveu o dialogo e o debate sobre a Saúde Mental, nas diferentes atividades realizadas.
As atividades de sensibilização culminaram numa palestra organizada pela turma, que teve como objetivo esclarecer dúvidas, desmistificar conceitos e fortalecer a consciência coletiva sobre a importância da saúde mental no percurso escolar e pessoal de cada aluno.
Os alunos convidaram a Drª Inês Ribeiro, ex-aluna do Externato Senhora do Carmo, recém formada em Medicina, com especialização em Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Infância e da Adolescência. A sua presença foi crucial para os jovens devido à sua perspetiva profissional, atual e profundamente humana sobre os desafios que eles enfrentam atualmente.
A palestra encerrou de forma inspiradora o mês de outubro, totalmente dedicado às emoções.
Visite as nossas redes sociais e explore estas e outras atividades que desenvolvemos ao longo do ano letivo.





